Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Meu dentista disse que eu tenho "perda óssea"!

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Gonçalves Zillo tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.


Alguns pacientes se apavoram ao ouvir a frase "você está com perda óssea". Outros nem se abalam, por não terem a menor noção do que essa frase quer dizer. Nesse "post" tentaremos esclarecer o real significado da expressão "perda óssea" tão usada pelos Cirurgiões Dentistas.

O dente fica inserido em uma cavidade ossea (chamada alvéolo) e preso ao osso por ligamentos fininhos. Logo acima desse osso fica a gengiva. Vamos lembrar de todo aquele processo de desenvolvimento da gengivite... Se as bactérias não forem removidas a irritação da gengiva não é cessada e pode progredir. Então imagine que a gengiva irritada, inflamada, vermelha, sangrante produz uma série de substâncias para eliminar as bactérias. Essas substâncias obviamente agridem as bactérias, mas também agridem o osso que fica abaixo da gengiva. O osso inflamado incia um processo de degradação que é mantido pela inflamação. Assim, o osso que sustenta o dente perde altura e o dente perde sua sustentação aumentando sua mobilidade. Em termos populares, o dente fica "mole" e isso é o que chamamos de perda óssea. Esse processo é acompanhado por sangramento espontaneo, ou durante a higiene e alimentação. Geralmente consegue-se perceber que a gengiva retrai, expondo a raiz do dente que não é vista em condições saudáveis. Os pacientes dizem que o dente "cresceu", porque com a perda em altura dessa cavidade óssea onde o dente se insere, juntamente com a mobilidade ocorre a saída parcial do dente do alvéolo e ainda a exposição da raiz do dente pela retração da gengiva. Esse é um quadro muito desagradável para os pacientes, além de comprometer a estética (imagine um dente mole, com gengiva inflamada, coberto de cálculo e placa bacteriana), o odor é horrivel, comprometendo também o convívio social!
Essa é uma condição indolor, a não ser que o paciente seja alertado por algum amigo ou parente sobre seu mal-hálito, ou que o Cirurgião Dentista dê o diagnóstico, dificilmente esse paciente se queixará antes de perder um dente por falta de suporte ósseo!

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário