Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

Antisséptico bucal: qual usar??

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Gonçalves Zillo tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.


Os antissépticos bucais são encontrados facilmente na forma de bochechos e enxaguatórios em farmácias, mercados e lojas de conveniência. A variedade é enorme, são diversos "sabores" e marcas, com princípios ativos diferentes. Essa vastidão de opções traz a grande dúvida: "Qual o melhor bochecho?".
Na verdade, existem perguntas mais importantes: "Eu preciso usar um antisséptico bucal?" e "Quando eu devo usar o bochecho?". Ao longo do texto responderemos as três questões.

Antes de falarmos sobre as diversas substâncias dos bochechos, quero apenas lembrar que as bactérias que colonizam os dentes se arrajam em uma estrutura organizada, que é resistente a ação de substâncias antissépticas. Respondendo a pergunta "Quando eu devo usar o bochecho?": Quando os seus dentes já estiverem limpos! Aí entra a questão "Eu preciso usar um antisséptico bucal?". "Se os meus dentes já estão limpos por que vou usar antisséptico??" Porque os antissépticos tem um tempo de ação de 30 minutos a 12 horas. Assim, o uso de um bochecho pode retardar a proliferação de bactérias na superfície dos dentes. Sem uma substância química que as impeça, imediatamente após a escovação, as bactérias voltam a colonizar os dentes.

Os bochechos são geralmente indicados por dois motivos. Primeiro, para efetivo controle de placa e segundo para motivar o paciente com o gostinho bom e sensação de boca mais limpa.

Nos casos de pacientes que apresentam doença periodontal e todos aqueles que são submetidos a cirurgias bucais, os bochechos a base de CLOREXIDINA são geralmente indicados para o controle de placa. O digluconato de clorexidina é um antifúngico, bactericida (mata bactérias) e bacteriostático (impede a proliferação de bactérias). A clorexidina é atóxica e não é poluente, sendo o produto de primeira escolha da Organização Mundial de Saúde (World Health Association - WHO). Porém, como toda droga, deve ser usada apenas quando prescrita por um profissional habilitado. O uso prolongado de bochechos a base de clorexidina pode causar alteração do paladar, ou seja, o paciente frequentemente se queixa que o gosto dos alimentos mudou (para pior!). Além disso, o uso prolongado de clorexidina pode causar queimaduras químicas e manchas nos dentes. Apesar de ser um excelente antisséptico, seu uso deve ser restrito àqueles casos em que o seu Cirurgião Dentista recomende.

Como motivadores todos os outros podem ser utilizados. Alguns pacientes gostam muito dos bochechos pela sensação de hálito perfumado e assim escovam os dentes, usam o fio e fazem o bochecho com mais satisfação... Desde que não seja um hábito diário e prolongado, o bochecho pode ser eventualmente introduzido pelo menos como forma inicial de motivação. Eu recomento o uso de produtos SEM ALCOOL na sua fórmula, ou seja aqueles à base de ÁGUA. O acetaldeído liberado pelo álcool é tóxico e pode fazer mal a sua saúde.

As substâncias mais comuns contidas nos bochechos antissépticos são os TRICLOSAN, ÓLEOS ESSENCIAIS e CLORETO DE CETILPIRIDÍNIO.

Os bochechos a base de triclosan geralmente contém álcool em sua formulação porque é praticamente insolúvel em água. O triclosan impede a proliferação de bactérias e os fabricantes garantem um período de 12 horas de ação. Entretanto, o triclosan é considerado poluente e o seu impacto na natureza gera questões ambientais que estão acima do seu poder antisséptico.

Os bochechos à base de óleos essenciais contem mentol, eucaliptol, timol e salicilato de metila. Apesar de considerados eficazes no controle de placa, são menos efetivos que a clorexidina. A vantagem é que não apresentam os efeitos colaterais associados, porém necessitam de álcool em sua composição para dissolver os óleos que são insolúveis em água.

O cloreto de cetilpiridínio é um composto quaternário de amônio catiônico eficaz e tem 3 a 5 horas de ação. É um bom bacteriostático porque interfere na aderência bacteriana. Entretanto, assim como a clorexidina, seu uso prolongado pode manchar os dentes. A grande vantagem é que o cloreto de cetilpiridínio dispensa o álcool na sua composição.

Resumindo: Desde que seja a base de água e que seu uso não seja uma rotina, o bochecho pode ser usado como forma de tornar a higiene oral mais prazerosa!

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

9 comentários:

  1. Adorei essa matéria sobre antissépticos bucais , especialmente porque uso muito e meus 2 filhos de 5 e 8 anos adoram também !!! Sempre que vou comprar fico na dúvida... agora já sei que é mlhor os sem álcool !!! Obrigada Dra Thais !!!

    ResponderExcluir
  2. A partir de que idade devo começar a usar um enxaguante bucal? e quantas vezes por semana devo usar sem riscos de comprometimento a saude bucal

    ResponderExcluir
  3. Quando a criança aprender a "cuspir" e entender que não pode engolir o enxaguante bucal ela poderá fazer uso do mesmo, desde que sem álcool.
    Apesar dos rótulos descreverem "uso diário", não há uma frequencia de uso considerada segura. Portanto, motive seu filho a utilizar escova de dentes e fio dental regularmente, e consulte um cirurgião dentista para obter orientações de higiene bucal.

    ResponderExcluir
  4. por que você não citou o Peróxido de hidrogênio encontrado em alguns enxaguantes bucais

    ResponderExcluir
  5. Olá Fátima,

    Obrigada por trazer sua dúvida. Não citei o peróxido de hidrogênio (famosa água oxigenada) porque normalmente seu uso é referido como desagradável e por isso é muito limitado. O peróxido de hidrogênio funciona através da liberação do radical livre oxigênio, que mata as células (inclusive bactérias) por oxidação. O peróxido de hidrogênio a 3% (ou menos) pode ser usado com segurança e é muito eficaz. Porém, frequentemente há relatos de sensação de boca seca e halitose. Além disso, água oxigenada vendida em farmácia pode conter substâncias tóxicas se ingeridas, por isso é recomendável que o bochecho seja feito apenas com soluções desenvolvidas para esse fim. Não se recomenda utilizar água oxigenada quando há a indicação de "uso externo". Caso seja o bochecho de escolha, que seja então aquele destinado para fins de bochecho, como o Peroxyl da Colgate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não sitou o antisséptico mais usado e mais estudado, a clorohexidina?

      Excluir
    2. Por favor, leia o 4º paragrafo - inteiramente dedicado a clorexidina.

      Excluir
  6. Dr Thais, estou desesperada com os meus dentes. Tenho periodontite, e 4 cáries nos quatro dentes de trás, nos de baixo :( Bom, comecei meu tratamento de periodontite ano passado, e passei por sessões de raspagem, fiz todas que o cirurgião dentista falou, feito isso, ele falou que meus dentes já estavam apropriados para colocar aparelho, pois além de tudo meus dentes são para frente... Mas a grande questão que está na minha cabeça, é que não senti nenhuma melhora nos meus dentes, pois eles ainda continuam um pouco moles como sempre, estou com muito medo deles caírem :'( O que devo fazer ?
    Parabéns pelo seu blog, ajuda muita gente!

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigada por visitar o Blog!
    Você deve levar suas dúvidas ao Periodontista aue está cuidando de você. Ninguém melhor do que ele pode dizer sobre seu estado atual de saúde periodontal.
    Um abraço,
    Thais

    ResponderExcluir