Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Higiene Bucal no Tratamento Periodontal

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Gonçalves Zillo tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.

O tratamento periodontal é geralmente iniciado pela etapa mais importante: Orientação de Higiene Bucal. Quase todos os pacientes higienizam a boca com a frequência adequada, de duas a três vezes por dia. Entretanto, a eficiência dessa higiene é baixa e por isso precisamos modificar as técnicas de escovação e corrigir hábitos. Em determinados locais, geralmente os mesmos locais, fatalmente encontramos maior acúmulo de placa, como na região "interna" dos dentes anteriores inferiores e na região externa dos dentes posteriores superiores. Essas regiões coincidem com a saída de dutos salivares e portanto maior exposição ao cálcio e fosfato da saliva e consequentemente, mineralizam mais rapidamente dando origem ao cálculo dental (ver postagem http://drathaisgoncalves.blogspot.com.br/2009/12/ok-mas-o-que-causa-inflamacao-na.html). O grande problema que ainda enfrentamos é inserir o fio dental na rotina diária dos pacientes, que resistem diante do "trabalho" de passar o fio. Mas quando vencida, torna-se quase um vício, pois sentimos a boca muito mais limpa com o uso frequente do fio dental.
Sua gengiva sangra toda vez que você faz " limpeza"? Será que você deu a devida atenção a Orientação de Higiene Bucal que seu dentista te deu? Pois é! De nada adianta realizar "limpeza" a cada 6 meses se o paciente não estiver comprometido com a sua higiene. "- Peraí, você está dizendo que não adianta ir ao dentista a cada 6 meses?". Sim, exatamente! A placa volta a se formar imediatamente, após 48 horas teremos a colonização bacteriana madura novamente e assim a gengiva não vai desinflamar. Se todas as vezes que você vai ao consultório fazer" limpeza" sua gengiva sangra, significa que você não está escovando os dentes e usando fio dental da maneira correta ou na frequencia adequada. Assim, a gengivite se perpetua e a " limpeza" de nada adianta. Valorize a orientação de higiene dada pelo seu dentista, tire dúvidas, pergunte, conheça sua boca! A visita regular ao Cirurgião Dentista é fundamental, pois assim o profissional tem oportunidade de checar a saúde e detectar de forma precoce qualquer alteração. Mas as orientações de higiene devem ser seguidas a risca e para não teremos um acompanhamento da doença e sim manutenção de saúde.
Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

Um comentário:

  1. Olá,
    Acabo de perceber que estou com gengivite e resolvi pesquisar e já ia comprar um tal creme dental para esse meu problema quando cheguei aqui. Obrigado pelos esclarecimentos que caiu como uma luva.
    Embora esteja fazendo buchecho com salvia em água morna, vou procurar um dentista para a solução de minha gengivite.

    ResponderExcluir