Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Higiene Bucal no Tratamento Periodontal

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Gonçalves Zillo tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.

O tratamento periodontal é geralmente iniciado pela etapa mais importante: Orientação de Higiene Bucal. Quase todos os pacientes higienizam a boca com a frequência adequada, de duas a três vezes por dia. Entretanto, a eficiência dessa higiene é baixa e por isso precisamos modificar as técnicas de escovação e corrigir hábitos. Em determinados locais, geralmente os mesmos locais, fatalmente encontramos maior acúmulo de placa, como na região "interna" dos dentes anteriores inferiores e na região externa dos dentes posteriores superiores. Essas regiões coincidem com a saída de dutos salivares e portanto maior exposição ao cálcio e fosfato da saliva e consequentemente, mineralizam mais rapidamente dando origem ao cálculo dental (ver postagem http://drathaisgoncalves.blogspot.com.br/2009/12/ok-mas-o-que-causa-inflamacao-na.html). O grande problema que ainda enfrentamos é inserir o fio dental na rotina diária dos pacientes, que resistem diante do "trabalho" de passar o fio. Mas quando vencida, torna-se quase um vício, pois sentimos a boca muito mais limpa com o uso frequente do fio dental.
Sua gengiva sangra toda vez que você faz " limpeza"? Será que você deu a devida atenção a Orientação de Higiene Bucal que seu dentista te deu? Pois é! De nada adianta realizar "limpeza" a cada 6 meses se o paciente não estiver comprometido com a sua higiene. "- Peraí, você está dizendo que não adianta ir ao dentista a cada 6 meses?". Sim, exatamente! A placa volta a se formar imediatamente, após 48 horas teremos a colonização bacteriana madura novamente e assim a gengiva não vai desinflamar. Se todas as vezes que você vai ao consultório fazer" limpeza" sua gengiva sangra, significa que você não está escovando os dentes e usando fio dental da maneira correta ou na frequencia adequada. Assim, a gengivite se perpetua e a " limpeza" de nada adianta. Valorize a orientação de higiene dada pelo seu dentista, tire dúvidas, pergunte, conheça sua boca! A visita regular ao Cirurgião Dentista é fundamental, pois assim o profissional tem oportunidade de checar a saúde e detectar de forma precoce qualquer alteração. Mas as orientações de higiene devem ser seguidas a risca e para não teremos um acompanhamento da doença e sim manutenção de saúde.
Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário