Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

Terapia Periodontal de Suporte (TPS) - Manutenção de Saúde

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Gonçalves Zillo tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.


O tratamento das doenças periodontais é feito em etapas, sendo a primeira delas a chamada "terapia básica" e a última é a "terapia periodontal de suporte". A terapia básica engloba a instrução de higiene bucal e correção de hábitos indesejáveis, remoção do cálculo dental, polimento do dente, remoção de fatores que favorecem o acúmulo de placa e ajuste da mordida. Nessa etapa, o Cirurgião Dentista pode ainda conscientizar o paciente da sua responsabilidade em manter os dentes limpos, se comprometendo com a higiene. Depois de concluida a etapa básica, eventualmente podem ser necessárias sessões complementares de raspagem ou mesmo cirurgias para acesso às raízes ou para correção de defeitos gengivais, essa é a chamada "terapia cirúrgica". A terapia periodontal de suporte (TPS) é a etapa onde o objetivo é MANTER SAÚDE. Essa é a etapa na qual o paciente é monitorado e orientado periodicamente. Caso algum local apresente nova inflamação, o diagnóstico precoce feito na TPS e a rápida intervenção impede progressão de bolsas e perda óssea. A forma como a TPS é conduzida varia muito de profissional para profissional, mas geralmente é feito novo exame, remoção de cálculo e placa e reforço das orientações de higiene. Se necessário, pode ser retomada a terapia básica ou mesmo indicar a terapia cirúrgica. A periodicidade também varia, de acordo com a necessidade, pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou até mesmo anual. Isso depende de alguns fatores, como dignóstico inicial e comprometimento do paciente com a higiene. O paciente em TPS pode realizar tratamento ortodôntico, implantes, reabilitações protéticas e tratamento estéticos diversos. Dessa forma, a TPS permite que a doença periodontal seja controlada, evitando assim progressão das perdas ósseas e novas perdas dentais!

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

2 comentários:

  1. Boa Noite Thais
    Estou tratando de um dente com problemas de perda de massa óssea.Tenho implantes e fico muito preocupada pois meu medo é que tenha perda de osso nesses locais tbém.Se tiver problemas tem como minha dentista fazer limpeza nos pinos do implante?
    Obrigada.
    Abraços
    Enecí

    ResponderExcluir
  2. Olá Eneci, bem vinda ao Blog!

    Sim, caso você apresente periimplantite (seria o equivalente a periodondontite, só que nos implantes), a dentista pode tratar! Mantenha a sua higiene em dia e visite regularmente o dentista, ok?

    Um abraço,
    Thais

    ResponderExcluir