Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Abscesso Periocoronário - Pericoronarite

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Oliveira Gonçalves tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.



A erupção dos terceiros molares, ou "o nascimento dos dentes do siso", é um evento aguardado com uma mistura de medo e curiosidade! Por serem os últimos dentes a se deservolverem, temos sinais da sua existência entre os 15 e 25 anos de idade na maioria das pessoas. Também por serem os últimos, geralmente não há espaço na boca para eles e aí começam os problemas. Algumas pessoas precisam ser submetidas a remoção desses dentes que não nasceram. Eles podem ficar totalmente "submersos", dentro do osso, ou podem sair parcialmente. Os dentes do siso que erupcionam parcialmente costumam proporcionar incômodos diversos, como alimentos retidos, dor e trismo (dificuldade para abrir a boca). Além disso, como estão parcialmente expostos, eventualmente uma camada de gengiva pode cobrir-lhes, criando um novo nicho para bactérias.

Resíduos alimentares como casquinha de pipoca, semente de morango, cascas de frutas etc podem se alojar no espaço entre a gengiva e a coroa de um terceiro molar parcialmente irrompido. A dificuldade de higienizar os sisos perimitirá o crescimento de bactérias e a formação do que chamamos de abscesso pericoronário ou pericoronarite - ou seja inflamação nos tecidos em volta da coroa dental. Dor intensa, inchaço local, inchaço da face, trismo e em alguns casos febre e prostração são os sinais mais comuns de pericoronarite. Nesses casos, o Cirurgião Dentista deve ser consultado em caráter de urgência. O tratamento é basicamente local com drenagem do pus que se forma, limpeza da região e indicação de analgésicos/antinflamatórios para aliviar a dor. Em alguns casos, quando há febre e inchaço da face, pode-se indicar antibióticos. Após melhora, quando a região estiver com sinais de saúde, é rigorosamente indicado a remoção da capa de gengiva ou a extração do dente do siso para evitar futuros abscessos.

Contra pericoronarite é inútil a administração de medicamentos sem o tratamento local. A causa do abscesso se encontra abaixo da gengiva que cobre a coroa do dente e deve ser removida. Portanto NEM PENSE EM AUTOMEDICAÇÃO. Procure o Cirurgião Dentista!

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

2 comentários:

  1. Estava eu, uma estudante procurando respostas para minhas duvidas da facu e achei seu blog, esta add com certeza, ta! ! abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréa!! Que bom, obrigada!! Fique a vontade para comentar, tá?
    Beijo

    ResponderExcluir