Pesquisar este blog

sábado, 5 de dezembro de 2009

Equilibrio Saúde/Doença

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Oliveira Gonçalves tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.



O equilíbrio entre a saúde e a doença é muito fino e pode ser quebrado a qualquer momento. Ter saúde é fundamental para conseguirmos viver com disposição, trabalhar com prazer, cuidar dos que amamos e enfrentar o ciclo diário. Esse "post" trará informações sobre gengiva saudável e inflamação gengival.

A doença periodontal ou periodontite é uma infecção na gengiva e no osso que sustenta os dentes. Quando a doença se limita a gengiva, chama-se gengivite. Tanto a gengivite como a periodontite são doenças silenciosas e infelizmente o Cirurgião Dentista consegue detectar apenas as sequelas deixadas durante tantos anos despercebida. Essas inflamações são causadas pelo acúmulo de alimentos e consequentemente de bactérias nos dentes. A presença das bactérias "irrita" a gengiva causando a doença. Por isso é importante visitar o Cirurgião Dentista regularmente e, em casa, abrir a boca diante do espelho, se conhecer e se observar. Mas o que procurar? A gengiva saudável é rósea clara (em negros pode ser pigmentada), firme, com textura semelhante a da casca de laranja e contorno em forma de arco. Durante a escovação e uso do fio a gengiva saudável não sangra, não tem mal odor e não tem secreções perceptíveis. A gengiva inflamada é avermelhada e sangra com escova ou fio dental. O odor é fétido e em casos mais avançados é possível observar secreções amareladas. Isso não significa que efetivamente a boca inteira estará nesse estado! Um dente lá do fundo ou um dente difícil de higienizar pode ter uma inflamação localizada e silenciosa. Consulte seu Cirurgião Dentista no primeiro sinal de inflamação. Ele poderá te indicar o tratamento correto e as medidas caseiras para auxiliar o tratamento e manter a saúde. Por hora, a dica é evitar a doença: higiene bucal! Escovar os dentes e usar fio dental são coisas simples do dia-a-dia e talvez por isso sejam tão negligenciados. Na próxima escovação após ler esse "post" preste atenção na sua boca, veja se há algum local inflamado, observe a sua gengiva, use o fio dental e visite o Cirurgião Dentista!

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário