Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

Terapia Periodontal de Suporte (TPS) - Manutenção de Saúde

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Gonçalves Zillo tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.


O tratamento das doenças periodontais é feito em etapas, sendo a primeira delas a chamada "terapia básica" e a última é a "terapia periodontal de suporte". A terapia básica engloba a instrução de higiene bucal e correção de hábitos indesejáveis, remoção do cálculo dental, polimento do dente, remoção de fatores que favorecem o acúmulo de placa e ajuste da mordida. Nessa etapa, o Cirurgião Dentista pode ainda conscientizar o paciente da sua responsabilidade em manter os dentes limpos, se comprometendo com a higiene. Depois de concluida a etapa básica, eventualmente podem ser necessárias sessões complementares de raspagem ou mesmo cirurgias para acesso às raízes ou para correção de defeitos gengivais, essa é a chamada "terapia cirúrgica". A terapia periodontal de suporte (TPS) é a etapa onde o objetivo é MANTER SAÚDE. Essa é a etapa na qual o paciente é monitorado e orientado periodicamente. Caso algum local apresente nova inflamação, o diagnóstico precoce feito na TPS e a rápida intervenção impede progressão de bolsas e perda óssea. A forma como a TPS é conduzida varia muito de profissional para profissional, mas geralmente é feito novo exame, remoção de cálculo e placa e reforço das orientações de higiene. Se necessário, pode ser retomada a terapia básica ou mesmo indicar a terapia cirúrgica. A periodicidade também varia, de acordo com a necessidade, pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou até mesmo anual. Isso depende de alguns fatores, como dignóstico inicial e comprometimento do paciente com a higiene. O paciente em TPS pode realizar tratamento ortodôntico, implantes, reabilitações protéticas e tratamento estéticos diversos. Dessa forma, a TPS permite que a doença periodontal seja controlada, evitando assim progressão das perdas ósseas e novas perdas dentais!

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.