Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O que causa inflamação na gengiva??

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Oliveira Gonçalves tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.


No "post" anterior foram descritas brevemente as características da gengiva saudável e da gengiva inflamada. Mas imagino que tenha ficado a questão de como o dito acúmulo de alimentos e consequentemente de bactérias irrita a gengiva. Esse "post" talvez exija um pouco da imaginação do leitor por se tratar de algo que não se vê. Faltando paciência e/ou curiosidade para ler até o fim, tenha fé na frase: escove os dentes, use o fio dental e visite o Cirurgião Dentista! ;)

A grosso modo, pode-se dizer que a gengiva recobre e protege o osso que sustenta o dente e, curiosamente, esse osso fica logo abaixo da gengiva. A olho nu, diante do espelho imaginamos que a gengiva está perfeitamente "colada" ao dente. Mas não é exatamente assim. Existe uma "fenda" entre a gengiva e o dente (tecnicamente chamada de sulco gengival). Essa fenda tem normalmente profundidade de 1 a 3 milímetros e pode ser um pouco mais profunda na região entre os dentes. Para seres minúsculos como as bactérias parece um local perfeito para morar!! Cada bactéria mede cerca de 0,2 micrometros (isso é 5 mil vezes menor que 1 milímetro), então pode-se imaginar quantos milhões de bactérias cabem confortavelmente no sulco gengival... Nós levamos essas bactérias à boca quando nos alimentamos, roemos a unha, mordemos objetos etc. A massa de bactérias aderidas ao dente é chamada de placa bacteriana. Para visualizar essa massa raspe (delicadamente) a superficie do dente com um palito descartável ou observe o fio dental depois do uso. No consultório do seu Cirurgião Dentista é possível evidenciar com corantes a placa bacteriana. É uma experiência que pode ser nojenta, mas é certamente enriquecedora e educativa!

As bactérias são seres vivos que se alimentam e se defendem de agressores (nesse caso, caro leitor, você!). Assim, a guerra está instalada: as bactérias na luta pela sobrevivência e a gengiva para remover as bactérias do sulco gengival. A própria estrutura da bactéria irrita a gengiva, mas algumas armas maldosas também são produzidas. A gengiva tem diversos fatores de defesa, não vale a pena listar aqui, é técnico demais, complexo demais, talvez chato demais... A princípio, basta dizer que fazem parte do arsenal da gengiva desde armas pouco sofisticadas (como proteínas) até soldados ferozes e suícidas (como células do sistema imune). Lembrando das características anteriormente descritas de uma gengiva inflamada, o inchaço, a vermelhidão e a secreção são o resultado do recrutamento de armas e soldados para a guerra contra os colonos indesejados.

Mas essa luta é inglória! Essas bactérias ficam protegidas em colônias muito organizadas chamadas tecnicamente de biofilme e as únicas coisas que conseguem desorganizar essas colônias são a escova e o fio dental. Imediatamente após limpar os dentes, as bactérias começam a colonizar o sulco gengival novamente. Toda a boca é banhada pela saliva que espalha as bactérias facilitando o seu transporte, mesmo possuindo também mecanismos de combate. Parece conto da Carochinha mas não é! E a má notícia não para por ai... se por acaso essas colônias absorverem o cálcio da saliva e endurecerem só o dentista consegue remover! A placa bacteriana endurecida é o que chamamos de cálculo dental, popularmente conhecido como "tártaro". Os bochechos da marca que for da preferência de quem usa funcionam e muito bem, desde que os dentes sejam previamente escovados e limpos com o fio dental. As substâncias contidas nos bochechos atrapalham a colonização de bactérias em lugarem limpos, mas não destrói as colônias já organizadas com eficiência suficiente para substituir a escovação. Ao primeiro sinal de inflamação, deve-se ter atenção redobrada durante a higiene do local vermelho ou sangrante. A comprovação disso é antiga! Harald Löe em 1964 fez um experimento interessante: ele solicitou aos seus estudantes de odontologia que parassem de escovar os dentes até que os primeiros sinais de inflamação gengival aparecessem. Entre 10 e 21 dias, todos os seus estudantes apresentaram sinais de gengivite e logo depois ele solicitou que a higiene fosse retomada. Após 7 dias escovando os dentes, todos apresentaram gengiva saudável novamente. Esse talvez seja o único paradigma da Periodontia que não foi quebrado. Se após ler esse "post" ainda pairarem dúvidas acerca da veracidade dessas informações, faça você mesmo o experimento do Dr. Löe: capriche na escovação do local inflamado e depois de 7 dias me envie o seu depoimento!

PS: Para escovar bem os dentes não é necessária força. Use escova macia e movimentos verticais. Nada de machucar a gengiva com escovações desesperadas!


Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Equilibrio Saúde/Doença

Aviso Importante aos Leitores
O Blog “Saúde Periodontal, Periodontite e Gengivite” mantido pela Cirurgiã Dentista Thais Oliveira Gonçalves tem como finalidade esclarecer e educar a população sobre os assuntos Odontológicos de relevante interesse da coletividade. Não visamos autopromoção ou sensacionalismo, preservando a ética e o decoro da profissão, razão pela qual não fornecemos consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento, tampouco emitimos opinião sobre tratamento realizado por terceiros. Destacamos que a Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício da saúde do ser humano e da coletividade, sendo considerada como uma ciência de meios e não de resultado, uma vez que cada paciente possui particularidades que interferem diretamente na técnica empregada pelo Cirurgião Dentista e no sucesso do tratamento executado. Dessa forma, orientamos que havendo dúvidas sobre a sua saúde bucal ou quanto ao seu tratamento odontológico, que seja consultado o seu Cirurgião Dentista.



O equilíbrio entre a saúde e a doença é muito fino e pode ser quebrado a qualquer momento. Ter saúde é fundamental para conseguirmos viver com disposição, trabalhar com prazer, cuidar dos que amamos e enfrentar o ciclo diário. Esse "post" trará informações sobre gengiva saudável e inflamação gengival.

A doença periodontal ou periodontite é uma infecção na gengiva e no osso que sustenta os dentes. Quando a doença se limita a gengiva, chama-se gengivite. Tanto a gengivite como a periodontite são doenças silenciosas e infelizmente o Cirurgião Dentista consegue detectar apenas as sequelas deixadas durante tantos anos despercebida. Essas inflamações são causadas pelo acúmulo de alimentos e consequentemente de bactérias nos dentes. A presença das bactérias "irrita" a gengiva causando a doença. Por isso é importante visitar o Cirurgião Dentista regularmente e, em casa, abrir a boca diante do espelho, se conhecer e se observar. Mas o que procurar? A gengiva saudável é rósea clara (em negros pode ser pigmentada), firme, com textura semelhante a da casca de laranja e contorno em forma de arco. Durante a escovação e uso do fio a gengiva saudável não sangra, não tem mal odor e não tem secreções perceptíveis. A gengiva inflamada é avermelhada e sangra com escova ou fio dental. O odor é fétido e em casos mais avançados é possível observar secreções amareladas. Isso não significa que efetivamente a boca inteira estará nesse estado! Um dente lá do fundo ou um dente difícil de higienizar pode ter uma inflamação localizada e silenciosa. Consulte seu Cirurgião Dentista no primeiro sinal de inflamação. Ele poderá te indicar o tratamento correto e as medidas caseiras para auxiliar o tratamento e manter a saúde. Por hora, a dica é evitar a doença: higiene bucal! Escovar os dentes e usar fio dental são coisas simples do dia-a-dia e talvez por isso sejam tão negligenciados. Na próxima escovação após ler esse "post" preste atenção na sua boca, veja se há algum local inflamado, observe a sua gengiva, use o fio dental e visite o Cirurgião Dentista!

Na Odontologia, em todas as suas áreas (especialidades), existem inúmeras técnicas de tratamento que podem ser indicadas para o mesmo caso dependendo tão somente das condições de saúde bucal do paciente, diagnóstico do profissional e técnicas com que o mesmo trabalha.